19 agosto, 2015

Como tirar o passaporte?

Oiiiii gente, tudo bem com vocês? <3







O post de hoje fala sobre o passaporte e como tirá-lo, pois ele é um dos documentos mais importantes para viajar e principalmente para ingressar no Programa de Au Pair. Logo que fechamos com a agência é preciso ter o passaporte em mãos. Sei que muita gente, ou melhor, a maioria das pessoas já possui por já terem viajado outras vezes, mas tem muuuuuitas que ainda não têm, rs.

É um processo tranquilo, apesar de ser muito cheio para conseguir um agendamento. Por isso é importante tirar o passaporte com antecedência. Graças a Deus eu dei muita sorte e consegui preencher o formulário de requerimento, separar os documentos, pagar a GRU e fazer o agendamento em menos de uma semana, e na outra eu já estava com ele em mãos :)

Ahh, já quero aproveitar e fazer uma indicação hahaha O posto em que tirei o passaporte foi no Atende Fácil (http://atendefacil.saocaetanodosul.sp.gov.br/) em São Caetano do Sul. Eu sou de São Paulo, Capital, zona sul e os postos que têm por aqui só tinham agendamento pra daqui 2 ou 3 meses, e valeu super a pena eu ter ido até São Caetano, pois o atendimento é excelente, tem lugar pra estacionar na frente e a agilidade deles é impressionante. Super recomendo! Sem contar que você pode conseguir agendar de um dia para o outro.

  • Mas vamos lá... Como tirar o passaporte?

Para obter o Passaporte Comum é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado. O processo de solicitação começa na página da http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporteNela, você deve clicar em “Requerer Passaporte”. Na página seguinte estão listados os seis passos para você solicitar o seu passaporte.

Depois de conferir a lista dos documentos necessários para a requisição, clique em “Emissão de passaporte” e preencha o formulário com seus dados. Em seguida, clique em “gerar protocolo” e depois em “gerar GRU” (Guia de Recolhimento da União). Imprima ambos e pague a GRU, respeitando sua data de vencimento.

Consulte no próprio site da Polícia Federal os endereços dos postos de atendimento espalhados pelo País e escolha a unidade mais próxima. Vale lembrar que alguns postos necessitam de agendamento prévio que pode ser realizado por meio da Internet.

No dia da visita, você deve estar com a documentação original exigida, GRU paga e protocolo de solicitação. Não é necessário levar fotografia, agora ela é coletada no momento do atendimento. Uma dica pras meninas, não carreguem a maquiagem e cuidado com o decote e a cor da blusa.


O passaporte deve ser retirado pessoalmente no dia e horário indicados, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura do recibo.

Clique no link para ver a lista de documentos necessários para o passaporte comum: 

É isso gente, espero ter ajudado de coração <3


Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...